Já lá vão três anos!
"Manel, não vês que este é o filho do Miguel da Baga?"
Inacreditavelmente foram as palavras arrepiantes que muito ouvi na campanha eleitoral de 2013.
Passados 40 anos de nos ter deixado o Miguel foi a referência de muitas pessoas com mais idade para me identificarem - um enorme orgulho!
As eleições foram no dia 29 de setembro de 2013 e o Povo do concelho de Tarouca votou de forma muito expressiva, fazendo de mim o Presidente da Assembleia Municipal - o órgão mais representativo da Democracia Local.
Passado mais este ano, quero renovar o meus profundos agradecimentos pela honra que me destes de exercer esta função na minha terra, nas minhas raízes.
Neste dia, acabo sempre por tentar organizar as ideias e fazer um balanço do meu trabalho nesta função, ficando com a sensação de que algo mais poderia ter feito pelas pessoas do meu concelho.
Contudo, mesmo assim, sinto a consciência serena pelas dinâmicas conseguidas na Assembleia Municipal - a Mudança aconteceu!
Em coerência com a forma como sempre estive no exercício de funções de carácter público, nos órgãos do poder local ou nas instituições, quero hoje, a um ano do novo ato eleitoral dizer-vos o que me vai na alma quanto ao futuro:
- bem sei que tenho apelado à participação de todos na vida do nosso concelho; bem sei que sempre digo que participar é dar vida à esperança; mas também sei que TODOS SOMOS CAPAZES; e que a democracia é mais conseguida quanto maior for o número de cidadãos que têm a oportunidade de exercer o poder.
Porque sempre assim pensei e fazendo uma leitura das atuais circunstâncias, não sendo inédito o facto de eu só fazer um mandato, informo-vos de que decidi não ser candidato às próximas eleições Autárquicas que se realizarão em 2017.
Cumprirei a minha missão até ao fim do mandato com o coração cheio de carinho que me destes, desde sempre, ao filho do Miguel da Baga, ou ao Domingos, e, recentemente, também ao Presidente da Assembleia Municipal - o órgão da cidadania política de portas abertas para todos.
Esta é a minha terra, estarei sempre cá, do vosso lado!
Um forte abraço de profundo respeito para todos,
O cidadão
Domingos Nascimento